Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda pretendia inicialmente ser uma pequena casa de campo com um dormitório e uma área social limitada que seria utilizada nos finais de semana. O terreno onde se implanta a casa é muito privilegiado, pois tem frente para o vale de Tumbaco, portanto, a primeira condicionante do projeto foi alinhar todos os espaços da casa com orientação leste, aproveitando, assim, as vistas à paisagem.
A casa esta orientada sobre o terreno de tal forma que o sol incide em sua frente pela manhã, na fachada leste, o que obrigou a pensar em como controlar a entrada dessa luz natural. Por esse motivo incorporou-se uma série de brises móveis, ou seja, que correm sobre trilhos e podem ser dispostos de forma a cobrir a radiação solar em espaços internos da casa acompanhando a trajetória da luz no ano.
Assim como o sol, o vento também incide de frente na casa, no sentido leste-oeste, portanto se aproveita a ventilação cruzada com janelas posteriores que permitem regular a temperatura interna da casa. Com o objetivo de aproveitar as vistas para a paisagem, o acesso da casa, assim como a garagem, estão localizadas na parte posterior da casa, permitindo a entrada pelo centro da geometria e onde se produz a quebra dos volumes retangulares que possui, diferenciando com clareza a área pública da privada.
A circulação é otimizada situando-a no centro da casa, o que faz com que os espaços sejam muito maiores e confortáveis no interior da casa. A área pública tem um protagonismo maior, com um volume livre e de maior proporção, com altura de 3,20 metros, enquanto os pavimentos da área privada tem pé-direito de 2,50 metros.
Formalmente, o que se faz é bifurcar a linha da cobertura da área social sobre os dois pavimentos da área privada, demarcando o pavimento superior com uma varanda que percorre todo o perímetro superior da casa e cria uma cobertura sobre o térreo. Para aproveitar melhor das vistas do vale, os dois volumes fazem uma quebra na parte central da casa, de forma que se cria uma superfície na cobertura que serve de transição entre a cobertura da área social e a da área privada.
A casa conta com uma piscina de 12 metros de comprimento por 3 de largura, que acompanha o alinhamento da casa, e que termina em um banheiro turco e um vestiário externo. A casa foi planejada em estrutura metálica aparente, paredes de tijolo, uma laje de cobertura leve com placas de fibrocimento, isolamento com fibra mineral e revestimento de chova. Madeira de eucalipto para os brises e o piso do pavimento superior, porcelanato para o piso do térreo. A construção utilizou mão de obra e artesãos locais.